21/08/2019 08:47:00

Registrar domínio virtual não é bicho de 7 cabeças

Autor: Loreci Demenegui

Você já registrou sua marca e agora deseja expandir seus negócios na Internet. Como fazer?

 “O primeiro passo é buscar uma empresa que faça o gerenciamento para você”, diz o engenheiro de software Victor Hugo, lembrando que também é possível registrar um domínio virtual com extensão .br diretamente, através do endereço site registro.br (registro de domínios para a Internet no Brasil). A vantagem de contratar uma empresa é que provavelmente você vai precisar, também, de outros serviços, como a execução de um site, a contratação de hospedagem, além de que o custo de assessoria para registrar o domínio é relativamente baixo.

Aqui nesse ponto talvez você esteja se perguntando: mas, afinal, o que é domínio? Um domínio de Internet é um conjunto de caracteres que você coloca no navegador para encontrar um site na Internet. É um nome exclusivo, um endereço, que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na web. O domínio é, na verdade, um nome fantasia que representa os rótulos numéricos conhecidos como IPs ou protocolos de comunicação da Internet, responsáveis por endereçar e encaminhar os pacotes ou blocos de informações que trafegam pela rede mundial de computadores.

Após o cadastramento, um procedimento bastante simples, segundo Victor Hugo, que é sócio da PAIKKA – Tecnologia Criativa, é preciso pesquisar a disponibilidade do domínio. É nesse ponto que se concentra a maior dificuldade, porque, devido a quantidade de domínios cuja posse já foi atribuída, encontrar um que esteja desimpedido não é tarefa fácil. Ele observa que tem pessoas que se ocupam de criar domínios para vendê-los e que são populares na Internet os leilões para processo competitivo. Mas, se a pesquisa resultar em "Domínio disponível para registro" significa que ele pode ser seu.

Trazer credibilidade para seu negócio e segurança para seus clientes é uma das principais vantagens para uma empresa ter um domínio virtual, segundo Ronisson Bianchini, ou simplesmente Roni, da MRX Web Sites. Um endereço próprio também é muito mais fácil de lembrar, além de que as redes de busca, como Google e Bing, dão preferência para quem possui domínio próprio, o que equivale a um maior alcance nas redes de pesquisa. Não se pode ignorar, também, que o domínio representa proteção para sua marca.

E se você quer criar um domínio perfeito, atente para essa dica do Roni: escolha um nome que represente sua identidade, mas seja direto, não use nomes complicados ou longos! Convém evitar: domínios que contenham números, sejam difíceis de pronunciar, sejam ambíguos ou tenham várias pronúncias possíveis ou, ainda, façam trocadilhos confusos ou misturem duas palavras.

Além de oferecer serviços de gerenciamento de domínio virtual a MRX tem 12 anos de experiência profissional no desenvolvimento de sites. A empresa é responsável pela criação e atualização do site da DOMÍNIO MARCAS E PATENTES. Também participa da MARCA AMIGA, e está oferecendo aos parceiros do Programa um desconto de 20% na criação de sites. A oferta vale 25 pontos.

Fonte: Assessoria Domínio Marcas