No universo digital, onde cada post pode alcançar milhões de pessoas, ser um influenciador é mais do que apenas ter seguidores: é ter uma marca. Mas, na mesma proporção em que cresce o número de influenciadores, aumentam os casos de cópias e uso indevido de perfis e conteúdos. Empresas e indivíduos se aproveitam da fama alheia para lançar produtos sem autorização, o que traz um alerta para a importância do registro.
Cada vez mais, é preciso entender que influenciadores digitais são negócios. Eles constroem suas marcas com autenticidade, criatividade e dedicação. Um influenciador de sucesso sabe que sua propriedade intelectual é um ativo valioso, representando sua personalidade, valores e conteúdo. No entanto, muitos ainda subestimam ou não têm consciência do quanto é primordial proteger legalmente essa marca.
Por que registrar sua marca?
Registrar uma marca é um passo essencial para qualquer influenciador, seja iniciante ou famoso. Afinal, o registro é um título concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que assegura a prioridade do uso de uma marca e o direito de utilizá-la com exclusividade para fins comerciais no Brasil. E o melhor: ela pode ser sua para sempre, desde que renovada a cada década e não existam mudanças significativas.
Confira 5 motivos para registrar a sua propriedade intelectual:
1. Licenciamento de produtos
Com o registro de marca no INPI, você pode licenciar produtos com seu nome/marca ou logo. Imagine poder lançar uma linha de cosméticos, roupas ou acessórios com sua marca! Isso não só amplia suas fontes de receita como também fortalece seu relacionamento com stakeholders e seguidores, que valorizam produtos autênticos de seus influenciadores favoritos.
2. Impedir cópias e uso indevido
O registro de marca no INPI oferece proteção legal contra o uso não autorizado de sua marca. Se alguém tentar usar seu nome ou logo sem permissão, você pode tomar medidas judiciais para impedir isso e buscar indenização. Isso é crucial para manter a integridade de sua marca e evitar que outros tirem proveito do seu trabalho. Ou seja, não se trata apenas de combater o desvio de audiência, mas também de danos à reputação e finanças.
3. Evitar o risco de perder a marca
Sem o registro da sua propriedade intelectual, você corre o risco de ter que mudar seu nome ou logo se alguém registrar a marca antes de você. É isso mesmo que você leu. A Lei da Propriedade Industrial (Lei n. 9.610/98) é clara: quem registra a marca primeiro é o proprietário e terá o direito de impedir que você a utilize. Não espere até que seja tarde demais. Proteja sua identidade agora para evitar disputas futuras.
4. Credibilidade e profissionalismo
Registrar sua marca é mais do que uma medida de proteção: é um investimento no futuro do seu negócio. Uma marca registrada confere credibilidade e profissionalismo, atraindo parcerias e investidores. Empresas preferem trabalhar com influenciadores que têm suas marcas protegidas, pois isso demonstra compromisso e seriedade.
5. Expansão de negócios
Além disso, o registro de marca facilita a expansão de seus negócios, seja no Brasil quanto no mundo. Com uma marca registrada, você pode lançar novos produtos e serviços, entrar em novos mercados e atrair uma base de fãs ainda maior. Sua marca já é seu maior ativo intelectual (intangível) e pode ser tornar um ativo tangível, aumentando seu valor de mercado e oferecendo oportunidades de monetização e crescimento contínuo.
Quer exemplos de sucesso?
Influenciadores como Thiago Nigro (O Primo Rico) e streamers como Alexandre Borba (Gaules) entenderam a importância do registro de marca e transformaram suas identidades em negócios lucrativos. Thiago Nigro vendeu a marca “O Primo Rico” para a XP Investimentos em 2018, que acaba de passar adiante a titularidade para a O PRIMO RICO MIDIA, EDUCACIONAL E PARTICIPACOES S.A. e expande seus pedidos de registros para novas classes no INPI em 2024.
Enquanto Alexandre Borba despertou para o tema após o registro de sua marca Gaules pela OMELETE Desenvolvimento Cultural LTDA, com quem fez um acordo comercial em 2020. No mesmo ano, através da GAULES PRODUCAO AUDIOVISUAL E ESPORTIVA LTDA., entrou com pedidos de registro para outras marcas. Atualmente, conta com 17 titularidades concedidas – entre elas, a Tribo Gaules.
Diversos influenciadores contam com a expertise da Domínio Marcas e Patentes pelo país. É o caso de Didier Provenzano e o processo de registro da cuiabaníssima marca “Xômano Que Mora Logo Ali”. Outro exemplo é a influenciadora e empreendedora Noelma Mattos, de Luís Eduardo Magalhães (Bahia). Estamos juntos em sua jornada incrível de rebranding e proteção da sua marca. Inclusive, agora, estamos prontos para registrar seu novo podcast, garantindo que cada ideia brilhante esteja segura e protegida.
Influencer, YouTuber, Streamer e TikToker: não deixem suas marcas vulneráveis
Importante lembrar que o registro de marca é um passo crucial para proteger sua identidade, construir credibilidade e garantir um futuro repleto de oportunidades que vai muito além de um mundo digital repleto de desafios. Invista em sua propriedade intelectual e prospere. Blindar sua marca é blindar seu trabalho e legado. Não espere mais. Seu futuro agradece! Fale agora mesmo com a Domínio.
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